Obrigada.

Obrigada.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Homeopatia letra A

Aconitum napelus

A angústia mental, a ansiedade, a agitação e o medo da morte são muito característicos. Doentes jovens e sangüíneos (que têm aumento da massa sanguínea), de vida sedentária, mãos quentes e pés frios, com agravação à tarde e à noite.

Dores insuportáveis, alternadas ou associadas com entorpecimento e formigamento. Dores de ouvido. Sensação de peso doloroso por trás do esterno. Enfarte. Irregularidade menstrual produzida por medo; mulheres sanguíneas. O primeiro remédio em todas as moléstias agudas precedidas de arrepios e febre.

É por tanto a medicação do MEDO, O Aconitum é uma pessoa ansiosa, inquieta, agitada e tem medo da morte, assunto esse que fala com certa facilidade, tamanha sua certeza da morte eminente.

O medo está sempre presente neste paciente; irracional e envolto por uma angústia desproporcional. (base essa das crises de ansiedade que costumam ocorrer por volta da meia noite). Um comentário bastante comum relatado por esse tipo é dizer que sabe o dia e a hora de sua morte(prevê sua morte).

O Aconitum na hora da sua dor quer alguém fique por perto, pois tem certeza que vai morrer e não quer ficar só, ao mesmo tempo não quer o toquem, pois sua dor é dilacerante e sua febre é fatal. Quadro emocional e mental de Aconitum com resultados físicos:

As crises agudas estão constantemente ligadas ao Vento, ao frio e ao susto/choque/medo.

Como o medo é a principal face do Aconitum, seguido de angústia, ansiedade e agitação, suas deficiências físicas passam a ser diretamente ligadas a essas estruturas emocionais, tendo sempre muita rapidez no desenvolvimento do estado clínico. Ex: febre súbita (após um choque), garganta inflamada (após uma briga), inflamações em geral...

O medo do Aconitum por sua vez não é um medo em especial ou restrito a apenas um ou dois itens, ele sente medo de absolutamente tudo. Agaricus muscaria

Sobressaltos e contrações involuntárias das pálpebras e de vários músculos. Nevralgia facial (como se agulhas de gelo picassem o nervo doente), língua trêmula (prejudicando a fala). Pestanejar nervoso. Perda de sangue pelas fossas nasais. Coceira nervosa no nariz, vermelhidão com comichão ardente dos ouvidos, pés e mãos como se estivessem queimados por geada. Frieira que coçam e ardem demais e erupções da pele. Excitação sexual cerebral, com impotência física.

Allium sativum

Nao gosta de ver facas e outros objectos cortantes. Hipersensível ao sangue – não pode ver sangue. Ver objectos pontiagudos, especialmente facas, impulsiona-o a cometer um homicídio. No entanto, fica angustiado e desesperado com tal ideia, o que lhe provoca uma espécie de impulso irresistível de se suicidar.

Impulsão suicida ou homicida quando vê ou imagina um objecto cortante.

O tempo parece passar muito lentamente. Uma hora parece meio dia.

Tem um sono agitado.

Sonha, acordando sobressaltado, a falar e aos gritos.

Só consegue caminhar de olhos abertos e de dia. À noite ou com os olhos fechados começa a cambalear e cai.

Tem uma dificuldade de discernimento bem peculiar. Compreende e não sabe o que é verdadeiro e o que é falso.

Aesculus hippocastanum

Especialmente eficaz no tratamento de hemorróidas. Prisão de ventre. Sensação de inchaço no reto, a dor se agrava quando a pessoa anda ou se inclina. Moléstias do fígado associados às hemorróidas, com dor mas sem hemorragia.

Agaricus Muscarius

Sobressaltos e contrações involuntárias das pálpebras e de vários músculos. Nevralgia facial (como se agulhas de gelo picassem o nervo doente), língua trêmula (prejudicando a fala). Pestanejar nervoso. Perda de sangue pelas fossas nasais.

Coceira nervosa no nariz, vermelhidão com comichão ardente dos ouvidos, pés e mãos como se estivessem queimados por geada. Frieira que coçam e ardem demais e erupções da pele. Excitação sexual cerebral, com impotência física.

Em Agaricus surgem perturbações nervosas como consequência de estudos prolongados.

A indiferença marca o psiquismo de Agaricus. Nada o interessa, nada o motiva. Não se esforça seja para o que for.

Tem muita dificuldade em pensar. O seu pensamento é lento. Dificuldades intelectuais. No entanto, agita-se, fala sem cessar, canta e ri, mas não responde às perguntas que lhe fazem. Chega a profetizar.

Gosta de fazer versos.

Por vezes afronta com as sua palavras quem o rodeia, para logo depois começar com cantorias, que se adaptam às ideias afrontosas.

Os sintomas mentais podem surgir após esforço intelectual prolongado.

Depressão depois de excessos sexuais.

Não tem coordenação nos movimentos, chegando a tropeçar e a cair quando caminha.

Deixa cair os objectos que transporta nas mãos.

Tremores.

Tem vertigens durante a manhã, principalmente por efeito dos raios solares.

Dores penetrantes, como se agulhas de gelo se estejam a enterrar nas zonas doridas. Agnus castus

Apatia e impotência sexual, em especial dos homens, senilidade precoce nos moços por abusos sexuais, impotência provocada por gonorréias repetidas, neurastenia sexual, idéia de morte próxima. Um remédio importante para torcedura e mau jeito. Falta de leite nas mulheres recém-paridas.

Aloë socotrina

Maus efeitos da vida sedentária. Congestão venosa dos órgãos da bacia. Perda de firmeza no esfíncter, hemorróidas com muco, diarréia matutina e flatulenta, precedida de grande ruído intestinal. Fezes mucosas ou gelatinosas precedidas de cólicas que continuam durante a evacuação e cessam logo após. Reto dolorido depois da evacuação, queda do reto nas crianças, incontinência de fezes, mesmo quando estas são bem constituídas. Agravação pela manhã. Piora também com hábitos sedentários, tempo seco e quente, depois de comer ou beber, de pé ou andando. Melhora ao ar livre. Ambra grisea

Para pessoas nervosas e agitadas, que sofrem de vertigens e têm poucas reação orgânica. Insônia em pessoas franzinas e fracas. Idosos que esquecem as coisas mais simples. Entorpecimento de partes do corpo. Tendência à queda de cabelo e unhas frágeis. Cãibras nas mãos. Sensação de frio na barriga. Tosse espasmódica.

Anacardium occidentale

Usado como tônico nos estados de debilidade orgânica ou nervosa, em especial na diabetes insípida. Anafrodisia (falta de apetite sexual) e vermes intestinais.

Anacardium orientale

Desconfiança. Grande alívio depois de comer. Debilidade senil e de origem sexual. Perda da memória, especialmente nos velhos esgotados. Delírio religioso com preocupação de salvar a própria alma. Duas vontades opostas. Ofende-se facilmente. Insônia do alcoolismo. Mau hálito. Dor no estômago. Evacuação difícil mesmo para fezes moles.

Antimonium crudum

Agravação pela água fria, interna ou externamente. Caracterizado por uma língua revestida de camada espessa e branca como leite (saburra). Extrema irritabilidade e enfado. Sono durante o dia. Remédio clássico dos problemas gástricos simples. Muitos gases depois de comer. O cheiro de comida provoca náuseas. A criança vomita o leite coalhado e logo sente fome. Reumatismo que torna a planta dos pés muito sensível, unhas fendidas e quebradiças. Rachaduras nos cantos da boca, com crostas e sangramento. Diarréia aguda. Hemorróidas que emanam um muco semelhante à claro de ovo. Erupções nos órgãos genitais.

Apis mellifica

É o grande remédio para os edemas (inchações pálidas e cor de cera) sem inflamação. Dores picantes que pioram com o calor.

Líder nato e no bom sentido, capaz de organizar as coisas em prol de muitos, não apresenta traços de ódio e apego as mais altas posições. Como seu senso do dever é elevadíssimo, quando contrariado sua primeira reação é a mágoa e talvez a depressão. Essa personalidade se entristece chegando a depressão.

O sentido de manipulação dessa personalidade é capaz de fazê-lo liderar um grande grupo, sem que com isso ele tente subir e mandar em todos e a todo custo. Possui a capacidade da manipulação saudável, escassa nos dias de hoje. Cumpre sempre suas tarefas com alto senso de eficiência e organização. Metódico, ele não perde essa referencia ao adoecer. Quem tiver um desses a cabo de dar suporte em áreas de bem comum, terá uma grande ajuda.

A irritabilidade e a agressividade que essa matéria apresenta é quando percebe a manipulação pessoal e em prol de um só indivíduo. Não suporta que pessoas que estejam sob suas ordens ou convivam com ele, deixam suas obrigações por fazer. O senso do cooperativismo é absolutamente representado por essa medicação. Apis é comumente classificado como: o tipo forte, com os pés sempre no chão.

É claro que na altura dos relatos nem tudo é maravilha, essa personalidade sofre de dores, inchaços e edemas, essa na realidade é a sua especificação na homeopatia de consultório. Entretanto, as dores de cabeça de Apis tem identificações marcantes, toda a cabeça tem, e se localiza atrás da orelha esquerda ou do olho esquerdo ou do lado esquerdo das têmporas. Quando se suprime uma erupção cutânea, Apis tem dores de cabeça. Essas dores são acompanhadas da sensação de picadas de abelha.

Argentum nitricum

Indicado para crianças secas e enrugadas como idosos. Dor de cabeça profunda ou que incide num dos lados da cabeça (hemicrania). Sensação de dilatação em alguma parte do corpo. Sensação de cabeça muito avolumada. Medo de andar só. Fotofobia. Medo de lugares muito freqüentados. Melancolia e depressão mental. Tremor em todo o corpo. Hipocondria. Neurastenia.

Tem uma agitação ansiosa. É impulsivo e quer agir com a maior rapidez possível. Pensa não ter tempo para executar as tarefas que se propõe, por isso, está sempre com pressa; mal começa um trabalho ou tarefa já a quer ver terminada.

Agitação extrema. Fala muito, tanto que fica completamente esgotado.

É um indivíduo nervoso, irritável, ansioso, que caminha apressadamente. Por vezes, deprimido, com tremores no corpo e vários medos: de andar sozinho, de multidões, de saltar no vazio, do perigo, de ficar louco, de ser vítima de apoplexia ou de ter uma doença grave.

Agorafobia. Claustrofobia. Reacção de fuga com inibição. As fobias tomam o aspecto de uma síndrome vertiginosa.

Chega a predizer a morte como Aconitum.

Ansiedade por antecipação. Fica apreensivo e com diarreia sempre que tem um encontro importante, exames a realizar ou tem de assistir a espectáculos.

Memória deficiente. É um intelectual cansado.

Tem pesadelos. Sonha em especial com serpentes.

Numa rua quando olha para o alto, tem a sensação de que as casas dos dois lados se inclinam e vão cair, o que lhe dá vertigens.

Vertigem quando fecha os olhos: não consegue caminhar de olhos fechados. O seu equilíbrio parece sempre precário. Vertigem com tremores e fraqueza das pernas. Vertigem com zumbidos nos ouvidos. Dor de cabeça congestiva, profunda. O paciente tem a sensação de que o crânio está dilatado, vai rebentar. Dor de cabeça depois de ter dançado ou após trabalho mental exaustivo. As dores melhoram amarrando a cabeça com um pano, ou apertando-a com as mãos.

Fotofobia intensa.

Conjuntivite granular aguda, escarlate, com corrimento abundante, mucopurulento. Oftalmia purulenta, em especial a neonatal.

Faringe e úvula avermelhadas. Rouquidão que agrava de manhã. Nesta parte do dia, o doente expulsa muco espesso e tenaz originário das narinas.

Sensação de uma espinha ou lasca de madeira na garganta ao engolir.

A língua tem a ponta dorida e vermelha, com papilas salientes, em todos os padecimentos.

Desejo irresistível de comer doces, chocolate. A criança deseja doces, mas provocam-lhe diarreia.

Come apressadamente, sem mastigar convenientemente os alimentos. Aerofagia com palpitações.

Regurgitações e arrotos excessivos, barulhentos e difíceis, que surgem logo após as refeições. As regurgitações acompanham a maior parte dos problemas gástricos. Úlcera gástrica. Gastrite dos alcoólicos e bebedores imoderados. Colopatias funcionais diarreicas.

Diarreia esverdeada com gases. Muco esverdeado como espinafres cortados. Diarreia originada por ansiedade por antecipação: exame, entrevista para um emprego, aparecimento em público, etc. Diarreia após ingestão de bebidas.

Laringite. Laringite crónica dos cantores, em que as notas mais agudas provocam tosse.

Palpitações violentas que agravam quando o doente está deitado do lado direito ou sob o efeito de forte emoção e melhoram quando este caminha ao ar livre.

Incontinência urinária: a urina escorre sem que o paciente tenha consciência disso.

Impotência por ansiedade. Há erecção que termina ou afrouxa significativamente quando se prepara para consumar o acto.

Coito doloroso, tanto para o homem, quanto para a mulher.

Dor do ovário esquerdo, com regras abundantes.

Ulcerações do colo do útero.

Fraqueza dos membros inferiores com tremores. Caminha com pressa, oscilante. Sente-se mal de pé.

AGRAVAÇÃO: pelo calor num quarto quente; num local fechado; em espaços abertos; à noite; pelos alimentos frios; pelos doces e chocolate; durante as regras; pelo exercício mental fora do comum; estando deitado do lado direito; pela antecipação.

MELHORA: ao ar livre; pelo ar frio, desejando que o vento sopre no seu rosto; ao tomar banho em água fria; por pressão forte.

Arnica montana

É o grande remédio das machucaduras e contusões ou dos maus efeitos de pancadas ou quedas antigas, seja na cabeça ou em qualquer parte do corpo. Nos casos agudos, usada em baixas dinamizações, é útil para uso imediato nas dores por contusão ou pancada. Como medicamento de fundo, é indicado quando a pessoa sente alívio ao ficar recostada e com a cabeça baixa; tudo parece piorar à noite, tanto os sintomas físicos como os mentais ou emocionais. Muito útil no tratamento das dores pós-cirúrgicas, na apoplexia (hemorragia, trombose ou embolia cerebral) e nas hemorragias pulmonares.