Obrigada.

Obrigada.

sexta-feira, 20 de março de 2020

A Homeopatia na Arte da Cura da Pneumonia.


Maria Lopes e a Homeopatia. 

A Homeopatia na Arte da Cura da Pneumonia. 



Instituto de Terapias Alternativas Maria Lopes.

Registro. Cartório do 1º Ofício
 José Ricardo Alvarenga – Oficial.
Reg. B-6, fls.259/259 v - nº de Ordem 1.966.
Maricá, 27 de julho de 1996.

 “Homeopatia um Direito de Todos”.

Este trabalho tem a proposta de apresentar as mais variantes propostas no uso da Homeopatia que possam ser utilizadas em casos como da Pneumonia.

A Homeopatia é considerada a Arte da Cura e para que se alcance um resultado positivo no uso de determinada doença o ideal é que a assinatura de determinada substância Homeopática tenha o maior conjunto similitude em relação ao paciente.

A Homeopatia que é benéfica a determinado ser poderá não ter o mesmo resultado para o seu amigo, parente ou a quem quer que seja.

Cada pessoa é única com todas as suas nuances, deficiências ou qualidade dentro da coletividade a que esteja inserido.

Segundo o Organon da arte de curar – Samuel Hahnemann
§34. A força maior das doenças artificiais a serem produzidas pelos medicamentos não é, contudo, a única condição para a capacidade de curar doenças naturais. Para a cura, é necessário, sobretudo, que ela seja uma doença artificial tão semelhante quanto à doença a ser curada.
 Tal doença artificial, com uma força um pouco maior, transforma o princípio vital, instintivo por natureza e incapaz de qualquer reflexão ou ato de memória, em estado mórbido muito semelhante à doença natural, a fim de, não somente obscurecer nele a sensação da perturbação mórbida natural como extingui-la completamente, de modo a aniquilá-la. Tanto é verdade, que nenhuma doença já existente pode ser curada, nem mesmo pela própria natureza, pelo acréscimo de uma nova doença dessemelhante, por mais forte que seja e tampouco através de tratamentos com medicamentos que não sejam capazes de produzir qualquer estado mórbido semelhante em organismo sadio, como os alopáticos.  

“Organon da arte de curar” Samuek Hahnemann 6ª Edição – Hobel EDITORIAL 1966
Este trabalho tem o propósito de apresentar o uso da Homeopatia no tratamento da Pneumonia.

"Pneumonia é uma infecção pulmonar que se apresenta clinicamente na forma de tosse, com ou sem catarro, febre e falta de ar". 

Quando uma pessoa fica com essa doença, os segmentos pulmonares acometidos pela infecção são preenchidos por uma mistura de muco respiratório e pus que é formada por líquido que extravasa dos capilares sanguíneos, dos glóbulos brancos e das bactérias. Tudo isso se acumula nos alvéolos e dificulta bastante à troca gasosa, isto é, a captação de oxigênio e a eliminação do gás carbônico.

Em geral, a enfermidade é causada por bactérias, principalmente o pneumococo, mas também pode ser provocada por alguns vírus, como o da influenza, e mais raramente, por outros micro-organismos como fungos e protozoários. 

No período de inverno, os casos de pneumonia aumentam consideravelmente, o ar seco favorece a permanência mais prolongada de vírus no ar, o que de certa forma é um fator facilitador para a ocorrência de gripes nessa estação do ano, principalmente  para os indivíduos com predisposição a estas infecções, tornando as condições mais favoráveis ao aparecimento de problemas respiratórios.
Quando uma pessoa apresenta os principais sintomas de Pneumonia o diagnóstico é confirmado por meio de uma radiografia do tórax. 

A Pneumonia deve ser levada a sério e se não tratada adequadamente, poderá levar a óbito  se grande extensão do pulmão estiver comprometida. A troca gasosa afetará o bom desempenho do sistema respiratório e inclusive dificultando a oxigenação do sangue para os demais tecidos do corpo. 

Apesar das pneumonias bacterianas não serem contagiosas na maior parte dos casos, as provocadas por vírus podem ser transmitidas pelo contato com secreções respiratórias eliminadas em pequenas gotículas através da tosse ou do espirro.

Alguns especialistas alegam não existir uma forma infalível de prevenção, mas existem dicas de cuidados: 
“Lavar sempre as mãos e utilizar lenços de papel descartáveis sobre a boca e o nariz, quando for tossir ou espirrar’”.

A Homeopatia tem por objetivo equilibrar o nível energético do corpo realizando a cura de dentro para fora. 
As Homeopatias aqui postadas servirão de base,  para que após tomarem conhecimento de determinada essência homeopática e o leitor encontre similitudes com as quais se identifique em determinada Assinatura Homeopática.

Esta matéria  poderá servir de base,  para que após tomarem conhecimento de determinada essência homeopática o leitor encontre pelo menos três ou mais similitudes com as quais se identifique em determinada Assinatura Homeopática. 

A proposta é apresentar, até certo ponto, a Homeopatia ao público leigo no assunto, na linguagem mais simples possível para o entendimento da Ciência Homeopática.

  “Homeopatia é Direito de Todos” sendo nesta linha de entendimento que seguem as postagens publicadas no Blogger Maria Lopes e a Homeopatia que tem o intuito de mostrar existir, outra linha de tratamento que poderá ser usada individualmente ou complementar ao seguimento convencional. 

Ao optar pela Homeopatia procure o acompanhamento de um profissional gabaritado para o exercício da profissão e no Brasil existe atendimento pelo SUS.

Todas as pessoas tem o Direito a escolher quanto ao modo e método que prefere ser tratado.
Creio não existir nenhuma ciência capaz de curar totalmente por si só todas as manifestações de doenças da Humanidade, embora estejamos em pleno ano de 2020.  

O mais importante e independente da doença apresentada em determinado organismo, ainda é que se procure o maior numero de esclarecimento possível no intuito de se alcançar a cura de determinada doença. 
Evitem o auto tratamento e procurem informações junto a fontes confiáveis de profissionais que sejam autorizados para exercício da profissão e do método a que se esteja optando ser tratado.

Aconitum - Febre, pulso forte e cheio, dificuldade para respirar, rosto vermelho, dor muito intensa no peito, dificuldade para respirar, tosse acompanhada de expectorações sanguinolentas.

Anisum stellatum –Sinonimia : Illicium anisatum. Para velhos asmáticos e velhos bebedores com catarro brônquico purulento e dispepsia.  Dores intercortais da tísica. À direita, vértice do pulmão.

Bryonia - É o principal remédio se a febre for de pouca intensidade e se as dores do peito aumentam pelo movimento do corpo e se a tosse estiver acompanhados de escarros brancos e estriados de sangue.

Belladona - Congestão para a cabeça, face vermelha, sintomas nervosos, dificuldade para respirar, tosse seca. Esta homeopatia deverá ter a indicação após o uso do Aconitum se este, não tiver modificado os sintomas do paciente.

Carbo Vegetabilis- existe influencia sobre os brônquios e se manifesta principalmente nas pessoas idosas, debilitadas e que predominem o sistema nervoso, constituindo assim  um dos principais remédios para as bronquites dos anciãos, para a asma e nos piores casos em que se tem a impressão que o enfermo poderá ser levado a óbito. 
Sente o tórax ardendo como se carvão em brasa com grande sensação de fadiga e debilidade.

Carbo Vegetabilis- tem demonstrado grande eficácia nos casos mais desesperadores de pneumonia, consegue ser auxiliador na limpeza dos pulmões com grande quantidade de mucosidade acumulada como se em estado de aparente falência também apresentando respiração curta e por vezes sentindo necessidade de ser abanado e ao mesmo tempo apresentando suores frios.
Este medicamento mostra-se eficaz poder, sobre as hemorragias que procedam do estômago, nariz, pulmões, intestinos, bexiga ou qualquer outra superfície mucosa. Nenhuma outra homeopatia tomará o lugar do Carbo Veg.

Quando se tratar de pessoas de constituição caquética, nas quais possa parecer que as mucosas estão degeneradas e incapazes de conter o sangue em seus capilares, por estar sem condições devido ao paciente encontrar-se extremamente debilitado. O rosto do paciente neste quadro se apresenta muito pálido tendo-se a impressão de estar com outra doença que não a pneumonia.  

Euphatorium perfoliatum- Eficaz na cefalgia com sensibilidade no couro cabeludo, prostação, dor pulmonar, respiração difícil e dor pulmonar, febre alta e intermitente e calafrios, grande fraqueza, debilidade física e fraqueza. É a homeopatia indicada para o outono e sendo de eficácia na Dengue. 

Euphatorium Perf. CH 9 - 20 Ml  
Usar com um pouco de aguá / medida de um cálice com água para 6 gotas da indicção homeopática. 
Obs. Caso não encontre na farmácia de homeopatia nesta indicação de CH 9, poderá ser usado em CH 12 - 20 Ml 
Período de uso: 15 dias.   

Influenzinum a homeopatia que oferece proteção ao organismo nos casos de gripes. 
Influienzinum CH 30 - 20 Ml
 Usar com um pouco de aguá / medida de um cálice com água para 6 gotas da indicção homeopática. 

Justicia adhatoda - Sinonimia: Adhatoda visica e Basaka.

Considerado um dos medicamentos mais antigos da Índia.
Existe literatura inclusive defendendo a tese de quem tomar este remédio por algum tempo não morrerá de problemas relacionados aos pulmões.
Justicia adhatoda é indicado nas gripes, coriza, bronquite e pneumonias.  

Mercurius vivus - Indicado quando as dores são ardentes e lancinantes com sensação de constrição do lado esquerdo de peito acompanhado de  respiração muito difícil, excitação do sistema nervoso, sede, calor, suores, delírio, dores nos membros.

Phosphorus - Na Pneumologia violenta, com dores muito intensas aumentadas pela respiração e tosse, e escarros cor de ferrugem.

Pneumonia Crônica - Pneumococcus D 30- 20 Ml- Nosódios. Dr. Roberto Costa.
Usar com um pouco de água, 15 gotas, 3 vezes ao dia de preferência antes das principais refeições.  

Rhus Toxidendro - Indicado quando a pneumonia é acompanhada de sintomas tifoides apresentando estupor, delírio, fezes involuntárias, secura da boca, língua seca e escura com triângulo vermelho na ponta.
Tifo - Apresenta febre altíssima

Sulphur - movimento febril muito violento, suores e face vultuosa.  Este medicamento convém ser administrado na convalescença da pneumonia ou quando passar para um estado mais crônico.

Leve a sério sua qualidade de vida e se optar pela Homeopatia procure o acompanhamento de um profissional gabaritado para o exercício da profissão e saiba que Brasil existe atendimento pelo SUS.


Bibliografia
Organon da arte de curar
Samuel Hahnemann
Robel EDITORIAL -1996
Nosódios e Plantas Medicinais
José Alberto Moreno
Ed. Hipocrática Hahnemanniana - 2002

Homeopatia ao Alcance de Todos
Pelo Dr. T. Oriard. 
4ª Edição - 1916

Guia de Medicina Homeopática – Nilo Cairo
19 ª Edição Revista e aumentada -1965 por


O Médico – Medicina Homeopática Doméstica
Dr. TH.Bruckner Costa -1896 
Versão Portuguesa da 1ª Edição Espanhola
[
Dr. Bruckner - O Médico Homeopata
Leipzig – Farmácia Central Homeopática
Dr. Willmar Schware – Lisboa - 1907 -  3ª Edição


Instituto de Terapias Maria Lopes

Registrado no Cartório 1º Ofício – José Ricardo Alvarenga – Oficial
Registro Títulos e Documentos da Comarca de Maricá em 27 de Julho de 1995.

O Projeto Roda da Vida é de autoria de Maria Lopes de Andrade que através pesquisas em terapias naturais milenares e do ponto de vista que cada indivíduo é único em sua constituição convivendo no conjunto da coletividade, desenvolveu método próprio de tratamento aplicável em pessoas sãs ou não.

As pesquisas e execução do Projeto Roda da Vida iniciaram em 1977 no Rio de Janeiro e registrado no Cartório do 1º Ofício
José Ricardo Alvarenga – Oficial.
Reg. B-6, fls.259/259 v- nº de Ordem 1.966. Maricá, 27 de julho de 1996.

Maria Lopes de Andrade. Jornalista Independente. Reg. CPJ. 24.825 - 76 - RJ
Radialista, Blogueira, Parapsicóloga Clínica, Acupunturista, Reikiana Master, Terapeuta Quântica. 

Divulgadora da Ciência da Homeopatia e Terapeuta Homeopata (Coordenadora de Estagio do Curso de Extensão em Homeopatia da Faculdade Federal de Viçosa- MG/  Reg.: Livro 10,  Nº 21615, Folha 193 v).

Participei do CBO 2000 a convite do MTE, Ministério do Trabalho e Emprego.

Terapeuta Integrativa,  novo conceito da OMS (Organização Mundial da Saúde) por integrar a mente,  o corpo e o espírito  no tratamento de pessoas.
                                              

Maria Lopes de Andrade - Presidente do Instituto de Terapias Maria Lopes 
Ivan Luiz de Andrade- Diretor.

Rio de Janeiro, 19 de Março de 2020