Obrigada.

Obrigada.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Amor e ódio o afetam profundamente

Timo: a chave da energia vital! Timo, do grego thýmos, significa “energia vital”. Mas o que é o Timo e como ele pode te ajudar a surfar, lutar, saltar e viver melhor?

Esta pequena glândula localizada atrás do peito se expande quando estamos felizes, encolhe praticamente pela metade quando estamos tristes ou estressados e ainda mais quando ficamos doentes. Tal característica enganou a ciência por muito tempo, considerando que o Timo era estudado exclusivamente via autópsias e, portanto, era sempre encontrado de forma reduzida. A teoria mais aceita era que ele “atrofiava e parava de trabalhar na adolescência.”

Posteriormente, a medicina demonstrou que, mesmo encolhendo após a infância, o Timo continua totalmente ativo como um dos pilares do sistema imunológico, junto com as glândulas adrenais e a espinha dorsal, e está diretamente ligado aos sentidos, à consciência e à linguagem.

Amor e ódio o afetam profundamente. Idéias negativas têm mais poder sobre ele do que vírus ou bactérias, mas ideias positivas conseguem dele uma ativação geral em todos os poderes. Esta ideia vai ao encontro do trabalho da pesquisadora Candande Perth, que descobriu os receptores opióides e os neuropeptídios, provando como o ímpeto humano age sobre a nossa biologia.

“Quando você fuma, ou sente ódio, ou amor, por exemplo, a sua biologia desenvolve receptores para processar estas emoções e chaves para acionar estes receptores. Em outras palavras, a sua biologia se adapta ao uso que você faz das suas escolhas e, após algum tempo, começa a reforçar tais comportamentos”, explica Candance.

O detalhe curioso é que o Timo fica encostadinho no coração, que acaba ganhando todos os créditos em relação a sentimentos, emoções, decisões, estado de espírito etc. “Fiquei com o coração apertado”, por exemplo, revela uma situação real do Timo, que só por reflexo envolve o coração. O próprio chacra cardíaco, fonte energética de união e compaixão, tem mais a ver com o timo do que com o coração – e é nesse chacra que, segundo os ensinamentos budistas, se dá a passagem do estágio animal para o estágio humano.

Aparentemente, o Timo é mais ativo (e consequentemente maior nas crianças) porque a natureza das emoções que elas sentem é mais ingênua e essencialmente mais positiva Você pode exercitar o Timo para aumentar sua produção de bem-estar e felicidade. Pela manhã, ao levantar, ou à noite, antes de dormir:

1. Fique de pé e com os joelhos levemente dobrados. A distância entre os pés deve ser a mesma entre os ombros. Ponha o peso do corpo sobre os dedos e não sobre o calcanhar. Mantenha toda a musculatura bem relaxada.

2. Feche qualquer uma das mãos e comece a dar pancadinhas contínuas com os nós dos dedos no centro do peito, marcando o ritmo assim: uma forte e duas fracas. Continue entre três e cinco minutos, respirando calmamente, enquanto observa a vibração produzida em toda a região torácica. O exercício estará atraindo sangue e energia para o timo, fazendo-o crescer em vitalidade e beneficiando também pulmões, coração, brônquios e garganta.

Particularmente, eu recito o seguinte mantra todos os dias logo cedo: “Obrigado Senhor por mais um dia de vida nesta tua Terra maravilhosa. Minha missão hoje é livrar da dor e do sofrimento todos os seres que sentem, inclusive eu. Hoje, nesta (diga o dia de semana), é o melhor dia da minha vida! Obrigado Senhor”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário