Obrigada.

Obrigada.

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Por Que Comer Alimentos Integrais?

A alimentação saudável está muito em voga na atualidade. Nesse contexto, osalimentos integrais ganharam fama, mas você sabe porque eles são tão importantes? Não dúvida de que os cereais, grãos e farinhas integrais são nutricionalmente melhores que os mesmos alimentos refinados. Isso acontece porque a versão integral preserva nutrientes que são perdidos no processo de refinamento. Entenda melhor essa diferença!
Vamos usar o arroz como exemplo. Originalmente, todos os grãos são cobertos por uma casca. Para que ele possa ser consumido, essa casca é retirada. Depois o grão é clareado e polido, ficando bem branquinho, como o conhecemos. Nesse processo, alguns nutrientes e boa parte das fibras do arroz são eliminados. O arroz integral não passa pelo refinamento. Por isso ele é mais escuro e bem mais nutritivo que o arroz branco. O mesmo acontece com outros alimentos, como o trigo.

Benefícios dos Integrais

Um dos pontos fortes dos alimentos integrais é a presença de fibras. Elas são responsáveis por dificultar a absorção de gorduras pelo organismo durante a digestão. Além disso, as fibras podem aumentar a sensação de saciedade e, consequentemente, diminuir o apetite. Por não ser digerida, a fibra participa da formação do bolo fecal, ajudando no bom funcionamento do intestino. Por isso, os alimentos integrais:
  • Ajudam no controle do colesterol;
  • Combatem a prisão de ventre;
  • Regulam a glicose no sangue;
  • Favorecem o emagrecimento.
Mas não são só as fibras que são encontradas nos alimentos integrais. Eles também contêm mais vitaminas A, B, B2 e B5 e em minerais, como cálcio, fósforo e ferro. Esses nutrientes fortalecem as defesas do organismo e melhoram o funcionamento de vários sistemas do corpo humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário